A Islândia é um país nórdico insular europeu situado no oceano Atlântico Norte, o seu território abrange e algumas pequenas ilhas no oceano Atlântico, localizadas entre a Europa continental e a Groenlândia. O país conta com uma população de quase 320 mil habitantes em uma área de cerca de 103 mil quilômetros quadrados, sua capital e maior cidade é Reiquiavique, cuja área metropolitana abriga cerca de dois terços da população nacional. Devido à sua localização na dorsal mesoatlântica, a Islândia tem uma grande atividade vulcânica e um importante gradiente geotérmico, o que afeta muito a sua paisagem. O interior é constituído principalmente por um planalto caracterizado por campos de areia, montanhas e glaciares, aquecida pela corrente do Golfo, a Islândia tem um clima temperado em relação à sua latitude e oferece um ambiente habitável, ela foi recentemente escolhida como o país mais seguro do mundo, e também ostenta um dos maiores índices de desenvolvimento. Mas o que será que eles têm de tão diferente em relação aos outros países?

Nessa lista você confere 10 motivos que fazem os islandeses serem, realmente, especiais e diferentes dos outros.

1. Eles fazem os carros diminuírem a velocidade com ilusões de ótica: os islandeses encontraram uma forma inusitada e muito curiosa de manter os motoristas atentos no trânsito. Uma pequena cidade de pescadores do noroeste do país pintou faixas de segurança em 3D, para assustar os mais distraídos e forçá-los a diminuir a velocidade. Somente o tempo vai dizer se a medida realmente funciona, mas não podemos diminuir a criatividade dos governantes.

2. Eles acreditam em elfos: o folclore islandês conta histórias sobre trolls, gnomos, elfos e outras criaturas fantásticas. Quando um arco-íris aparece no céu da Islândia, não é raro encontrar quem diga que os elfos colocaram ele lá. Um ex-membro do Parlamento chegou a dizer certa vez que sua família foi salva em um acidente automotivo pelos elfos. A coisa é tão séria que até mesmo obras podem ser canceladas se as autoridades concluírem que o local da construção serve de casa para criaturas fantásticas.

3. Eles tomam banho ao ar livre no inverno: apesar de fazer bastante frio no país, os islandeses não descartam um bom banho ao ar livre durante o inverno. Isso porque o território islandês é repleto de áreas geotermais, que oferecem águas quentes e revigorantes durante o ano todo.

4. Eles fazem o feno parecer marshmallows: essa habilidade com esse material é realmente impressionante, no fim do processo eles ficam parecidos com marshmallows.

5. Eles deixam as crianças cochilarem na rua durante o inverno: isso pode parecer terrível para muitas mães ao redor do mundo, mas não para as islandesas. Elas acreditam que dormir ao ar livre faz bem para a saúde das crianças. É por isso que não é raro encontrar carrinhos infantis em frente a estabelecimentos, lancherias e etc. Mas eles estão sempre sendo vigiados atentamente pelos seus pais, ainda que alguns possam achar que as crianças ficam desprotegidas.

6. Eles têm os policiais mais amigáveis do mundo: os policiais islandeses são conhecidos por serem bastante ativos em redes sociais e possuírem um bom humor invejável. Eles postam tudo em suas contas do Instagram, desde selfies até policiais alimentando patos. A polícia da Islândia deu apenas um tiro fatal durante toda a sua história.

7. Os correios entregam cartas mesmo sem o endereço exato: se você entregar uma carta sem o endereço exato nos correios brasileiros provavelmente sua carta retornaria. No entanto, não foi isso que aconteceu na Islândia quando esta carta foi recebida pelo correio do país. Com apenas instruções escritas à mão em uma espécie de mapa improvisado, os agentes conseguiram fazer a entrega. Haja boa vontade!

8. Eles usam um aplicativo especial antes de se encontrar com alguém: em um país com menos de 330 mil habitantes é muito comum você ser parente de alguém que quiser conhece. Isso pode se tornar um problema caso você marque um jantar com alguém e depois descubra que tal pessoa é um parente distante. Por isso, um aplicativo islandês utiliza dados dos últimos mil anos para definir se uma pessoa específica pode ser seu parente.

9. Eles usam a criatividade para salvar o mundo: o estudante islandês Ari Jónsson encontrou uma solução para o problema do descarte indevido de plástico no país. Ele inventou uma espécie de garrafa de plástico biodegradável feita com o pó de algas vermelhas. Essas garrafas mantém sua forma enquanto estão cheias de água, mas começam a se decompor tão logo ficam vazias. O inventor afirma que sua garrafa é que feita de materiais 100% naturais e que é completamente seguro beber água armazenada nela.

10. Eles criaram um reality show com gatos: imagine um programa em que quatro gatos são colocados para viver em uma casa de bonecas em tamanho gigante, com suas rotinas transmitidas ao vivo na TV. Na Islândia isso é a moda do momento. O criador do programa diz que as pessoas já estão cansadas de notícias ruins e programas chatos na TV, e que assistir aos gatos fazem delas pessoas mais felizes e calmas.

11. Vulcão impronunciável: quando entrou em erupção, em 2010, o Eyjafjallajökull expeliu tanta fumaça que fechou o espaço aéreo de diversos países europeus e provocou o cancelamento de mais de 100 mil voos. Mas ele não foi o terror só das empresas aéreas. No rádio e na TV, poucos jornalistas se aventuraram a tentar pronunciar seu nome – algo como “eiafiatlaiukuk”

12. Fontes termais abundantes: água quente é um padrão. Não porque o país é gélido, mas devido às fontes de águas termais, que se espalham por toda a ilha. Por isso, os spas, lagoas e piscinas aquecidas são muito comuns. É tanto potencial energético que 100% da eletricidade no país vem de fontes renováveis.

13. Terra pelada: as florestas são tão raras que uma piada local diz que para você sair de uma mata, basta ficar de pé. Mas as mudanças climáticas estão afetando isso. As temperaturas mais elevadas do planeta propiciaram o aumento de florestas. Se há cem anos elas praticamente não existiam, hoje cobrem 1,5% do território.