O Japão, é um dos principais países no cenário econômico global, além de ser uma referência internacional em educação e desenvolvimento científico, é também um dos países líderes da Revolução Técnico-Científica-Informacional.
Conforme o ranking do ano de 2017, o Japão ficou em quinto lugar em um em uma seleção feita por um grupo de estudiosos que classificam os melhores países do mundo. Os formuladores do estudo explicam que os requisitos avaliados são: as riquezas do país, políticas que criam oportunidades, pessoas que se esforçam e uma história que molda o ambiente e as perspectivas. Os destaques para o Japão foram nos índices de Empreendedorismo (2º lugar), Motivação (5º lugar), Influência Cultural (6º lugar) e Poder (7º lugar).
O Japão possui uma cultura popular cheia de tradições, o que o torna muito diferente de muitos outros países, principalmente se comparado com alguns países do ocidente. Quando comparamos a educação do seu povo com a educação de grande maioria do povo brasileiro logo percebemos como é tão evidente as diferenças. No Japão notamos que a população está munida de uma cultura muito rica, com pessoas educadas em todos os sentidos, tornando-se assim um ambiente propício para o surgimento de novas invenções sensacionais que são criadas para o benefício da população em geral, com isso este país mostra-se como sendo um lugar onde a população sabe como ninguém cuidar de si mesmo e dos próximos. Já no Brasil notamos que é um grande país com uma vasta e bela cultura enraizada, mas infelizmente a grande maioria das pessoas se preocupam apenas em ganhar alguma forma de vantagem perante as outras pessoas e deixando muitas vezes de lado o bem-estar do próximo. Em ambientes assim, as pessoas geralmente não estão muito preocupadas em criar novas invenções, que proporcionam o bem-estar geral que é compartilhado em um ambiente comum.

Dessa maneira a nossa equipe do WEB Interessante selecionou uma galeria de imagens que mostram uma lista com algumas práticas comuns e hábitos culturais, e também algumas invenções brilhantes, criadas pelos japoneses que são capazes de proporcionar de alguma forma uma melhora do ambiente que que estão inseridas. Algumas dessas invenções se analisadas de uma forma superficial, podem até parecer bastantes curiosas ou até mesmo estranhas paras as pessoas que não estão acostumadas com os traços culturais do Japão. Assim recomendamos que observem todas elas pensando não somente no benefício proporcionado apenas para uma pessoa, mas sim para o benefício que ela pode causar e influenciar de forma positiva para a população em geral.
Certamente quando a consciência de algumas pessoas da nossa nação mudar, deixando de se preocupar somente consigo mesmas e passando a ter um cuidado maior com o próximo, iremos também poder colher os frutos de uma constante melhoria do ambiente que nos cerca.

1. No japão as latas de bebida têm o nome, também escrito em braile.

Foto: Reprodução/Boredpanda

2. Lá vários banheiros, possuem assentos para os bebês serem colocados por suas mães enquanto essas fazem suas necessidades fisiológicas.

Foto: Reprodução/Boredpanda

3. Vaso sanitário japonês que possui um dispositivo, onde você lava as mãos e essa água é reutilizada para a próxima descarga.

Foto: Reprodução/Boredpanda

4. Na grande maioria das escolas japonesas, os próprios alunos fazem a limpeza. Essa atitude é uma forma de agradecimento por estarem sendo educados e ensinados a ser pessoas melhores.

Foto: Reprodução/Boredpanda

5. Alguém acabou esquecendo sua sacola de compras em uma parte da rua Osaka, quando ela voltou para procurar, a pessoa que encontrou havia deixado no pé de uma árvore, totalmente intacta.

Foto: Reprodução/Boredpanda

6. Este é um exemplo sensacional de como o trem-bala no Japão é suave.

Foto: Reprodução/Boredpanda

7. Até as tampas dos boeiros são verdadeiras obras primas.

Foto: Reprodução/Boredpanda

8. Essa imagem chama muita atenção, esses peixes se chamam Koi e vivem em canais de drenagem pelo Japão.

Foto: Reprodução/Boredpanda

9. Um pote de chicletes que possuem papel, para embrulhar os chicletes mastigados e jogar um lixeira, já que é proibido jogar qualquer coisa na rua, sendo passível de multa.

Foto: Reprodução/Boredpanda

10. Os banheiros japoneses possuem um sistema que mostra, quais estão ocupados e livres.

Foto: Reprodução/Boredpanda

11. Imagem mostrando os passageiros em Tóquio que se uniram para salvar uma mulher que acabou caindo, ficando presa entre a plataforma e o vagão.

Foto: Reprodução/Boredpanda

12. Lá muitos banheiros, geralmente possuem um botão que aciona sons de água, assim você pode fazer tranquilamente o número 2 sem se preocupar com possíveis sons não planejados.

Foto: Reprodução/Boredpanda